outubro 15, 2004

Festa do Cinema Francês #1

Immortel, Enki Bilal (2004)

Terceiro filme de Enki Bilal, o primeiro directamente baseado no seu trabalho na nona arte, a Trilogia de Nikopol – “A Feira dos Imortais”, “A Mulher Armadilha” e “Frio Equador”, todos editados por cá pela Meribérica. Se os dois anteriores filmes – Bunker Palace Hotel (1989) e Tykho Moon (1996) - primavam pela concretização no cinema da sua concepção única e hiperrealista de um mundo futuro, Immortel cai na banalidade da animação digital e de cenários cliché, algo distantes dos existentes na banda desenhada e nos seus filmes.

Immortel talvez falhe por partir de uma adaptação e de maiores concessões a estúdios. Falha por vários pormenores não serem explicados – embora o sejam nos livros -, essenciais para uma maior fluência do filme, criando assim um monstro ao longo do filme: factos que caem do céu, cenas dispersas, supérfluas, personagens perdidas no próprio filme. Há certas questões que, embora não sejam levantadas, não encontram resposta naquelas duas horas, questões que qualquer espectador atento levanta, vendo-se obrigado a pôr a consistência da história em causa. A supressão disto a favor de cenas secundárias – maioritariamente de acção – atrapalha o raciocínio em torno das questões políticas, raciais e mitológicas que o filme tenta abordar.

É óbvio que na BD isto está muito mais presente, para não dizer que é o essencial. Embora não quisesse ir muito por aí, é impossível separar o filme da adaptação, principalmente quando as personagens surgem absurdamente descaracterizadas e com um papel meramente presencial, passivo. Conta aqui – e muito – o facto de muitas das personagens serem animadas e de não terem qualquer expressividade, caindo no ridículo quando se encontram com as personagens desempenhadas por actores.

Immortel é uma grande decepção. Mediano, ficção científica de portas fechadas, sem meios para ser explorada. Joga pela consequência do final, inventando personagens que o tornem mais complexo e que facilitem a sua chegada.